"A Fatec tem sido um modelo de controle interno das fundações", diz reitor da UFSM sobre investigação de desvio de recursos na fundação

Foto: Renan Mattos (Diário/Arquivo)

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Luciano Schuch, falou ao programa Fim de Tarde CDN, da Rádio CDN 93.5 FM, desta quinta-feira (19), sobre a Operação Fafnir, deflagrada na manhã pela Polícia Federal (PF), para investigar um esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro na Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), vinculada à UFSM. Durante a entrevista, Schuch reforçou que os desvios de recursos da Fatec não tem relação com os cofres da universidade


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A operação, que investiga um esquema de apropriação indevida de verbas públicas, o pagamento de despesas pessoais com recursos da Fundação e o uso de empresas e contas bancárias de terceiros para ocultar o patrimônio adquirido ilegalmente, estima que o prejuízo ultrapasse R$ 4,7 milhões, contabilizados entre 2019 e 2024.


O reitor da UFSM destacou que, embora os valores desviados não sejam da instituição, alguns projetos da universidade foram prejudicados, já que são vinculados entre as instituições. Entretanto, ele garante que a Fatec está usando recursos próprios para impedir que projetos em andamento sejam prejudicados.

Além disso, o reitor reforça que a credibilidade da UFSM não será abalada, pois não há vinculação direta. Desde a Operação Rodin, deflagrada em 2007 pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela PF, a Fatec tem sido "um exemplo de controle interno" e que "isso foi pontual com uma funcionária":


– Nós temos plena confiança na atual direção da Fatec, pelo trabalho que eles estão fazendo. O próprio sistema de controle interno da Fatec identificou (o desvio de recurso). Isso mostra que está funcionando, só que a gente não está livre, independente de ser uma univeridade, de uma fundação, de uma empresa privada. Nós temos que ter elementos de controle para que a gente consiga realmente punir e servir de exemplo para que não aconteça mais nas nossas instituições. 


Conforme Schuch, ao todo, há outras quatro fundações vinculadas à UFSM além da Fatec. Elas atendem projetos da universidade, mas também de outras instituições.


Confira a entrevista completa do reitor da UFSM no programa Fim de Tarde CDN desta quinta-feira (19):


Relembre o caso

Em agosto de 2024, a Fatec, vinculada à UFSM, iniciou uma investigação interna após detectar indícios de manipulação contábil e transferências irregulares de recursos. A apuração revelou um esquema de desvio de verbas públicas, no qual uma servidora da FATEC estava envolvida. A funcionária foi afastada de suas funções e, nesta quinta, foi demitida.


Leia mais:

Natural da região, coronel indiciado pela PF não consta em lista de denúncia da PGR direcionada a Bolsonaro e outros 33 Anterior

Natural da região, coronel indiciado pela PF não consta em lista de denúncia da PGR direcionada a Bolsonaro e outros 33

Exército Brasileiro doará viaturas blindadas e fuzis para a Brigada Militar Próximo

Exército Brasileiro doará viaturas blindadas e fuzis para a Brigada Militar

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI